domingo, 2 de outubro de 2011

OUTUBRO

         O mês de outubro, tenho-o em devida consideração.


         No dia 11, nasci.


         Nascer é luz, então expressar-se. É possibilidade de crescer, desenvolver-se, então conhecer-se porque os outros conhecer. É certeza de morrer, então compreender que não viemos do nada, nem para o nada voltaremos, mas o Sumo Bem nos gerou, mas de nós não se apossou para que, verdadeiramente livres, a Ele nos religássemos.


         A vida não é um fim em si mesmo. É encontro, ou desencontro; abrir-se e envolver-se com o próximo ou fechar-se e isolar-se. A vida é gesto concreto de amor do Sumo Bem para nós, mulheres e homens, porque com a vida Ele nos capacita a realizar nossa própria história, por mais breve que tenha sido, e, assim, existimos e somos.


         O mês de outubro, tenho-o em devida consideração.


         No dia 3, o trânsito de S. Francisco, ou seja, o Poverello de Assis conclui a sua história, marcando em tantos de nós, mulheres e homens, eu entre esses tantos, a nossa própria história.


         Francisco a Deus chamou-O de Sumo Bem, como as primeiras linhas desse artigo assim também me motivaram a chamá-LO.


         O Sumo Bem nos entregou a mãe-terra com frutos, flores, campos, aves, peixes e outros animais; o firmamento na sinfonia plena do sol, lua, estrelas, nuvens e o vento, que tudo percorre e impulsiona; a água e o fogo balanceando as estações do tempo. Tanto nos entregou, ensinando-nos a importância do cuidar.


         O Sumo Bem fez-se um de nós; viveu nossas alegrias e tristezas, esperanças e desapontamentos, peregrinou, incessantemente, em praças e vilas; recolheu-se, também, em oração e meditação, e suas vestimentas eram simples, seus gestos de acolhida, suas palavras claras e verdadeiras. Tanto assim se fez, ensinando-nos a importância de amar.


         Cuidar é amar em todas as suas dimensões. Amar é cuidar em todas as suas dimensões.

       
Cuido para que o 11 de outubro jamais se perca do 3 de outubro e amo o 3 de outubro para que o 11 de outubro jamais dele se esqueça.